Quantidade de Páginas visitadas


O Colégio Agrícola de Campo Mourão iniciou suas atividades em 1977, com a primeira turma do curso Técnico em Agropecuária, mantido pela FUNDESCAM (Fundação de Ensino Superior de Campo Mourão) através da Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão. Sendo reconhecido o curso de segundo grau regular com habilitação em Técnico em Agropecuária em 1982. A partir de 2004, cria-se a educação de Ensino Médio Integrado, Técnico em Agropecuária, passando o estabelecimento a denominar-se COLÉGIO AGRÍCOLA ESTADUAL DE CAMPO MOURÃO - Ensino Médio e Profissionalizante, mantida pela Rede Estadual de Ensino.

Como funciona o curso:

O Colégio oferece gratuitamente na modalidade de Ensino Integrado o curso de formação de Técnicos em Agropecuária em Nível Médio. A duração do curso é de 3 anos, em regime de internato ou semi-internato, em período integral (manhã e tarde). No sistema de internato o aluno permanece na instituição de ensino de segunda a sexta-feira, recebendo seis refeições diárias; no semi-internato o aluno permanece durante o dia, no período de aula, recebendo três refeições diárias.

Perfil do Técnico em Agropecuária:

O Técnico em Agropecuária será capaz de perceber de maneira sistêmica as implicações sociais, econômicas, ambientais, políticas e técnicas de sua atuação profissional, agindo para detectar os problemas e aplicar as soluções técnicas, de forma suficientemente criativa, sustentável, rápida e coerente com a realidade rural. Atua em sistemas de produção agropecuária e extrativista fundamentados em princípios de desenvolvimento sustentável. Planeja, executa, acompanha e fiscaliza todas as fases dos projetos agropecuários. Administra propriedades rurais. Elabora, aplica e monitora programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial. Fiscaliza produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial. Realiza medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais. Atua em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa. Sendo tolerante e receptivo a diversidade cultural, étnica, religiosa, política e social das comunidades onde vier a se inserir no mundo do trabalho. 

Objetivos:

- Valorizar a educação como processo seguro de formação de recursos humanos, de desenvolvimento do sistema social mais amplo e competitivo.
- Desenvolver o autoconhecimento, para melhorar a adaptação sócio-educacional e proporcionar ao aluno uma formação que lhe permita inserir no mundo do trabalho para uma vida profissional produtiva.
- Propiciar conhecimentos teóricos e práticos amplos para o desenvolvimento de capacidade de análise crítica, de orientação e execução de trabalho no Setor Agropecuário.
- Formar profissionais críticos, reflexivos, éticos, capazes de participar e promover transformação no seu campo de trabalho, na sua comunidade e na sociedade na qual está inserido.
- Profissionalizar egressos do ensino fundamental para atuação na área de Agropecuária, visando seu ingresso no mundo do trabalho no território nacional.
- Propiciar uma formação que possibilite o aluno realizar planejamento, administrar, monitorar e executar atividades na área da agropecuária.

Após a conclusão do curso o Técnico em Agropecuária poderá:

- Atuar em atividades de extensão, assistência técnica, associativismo, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica;
- Responsabilizar-se pela elaboração de projetos agropecuários;
- Elaborar orçamentos, laudos, pareceres, relatórios e projetos, inclusive de incorporação de novas tecnologias;
- Responsabilizar-se pelo planejamento, organização, monitoramento e emissão de laudos agropecuários;
- Prestar assistência técnica na aplicação, comercialização, manejo e regulagem de máquinas e implementos agrícolas e produtos especializados;
- Realizar interpretação de análise de solos e recomendações da aplicação de fertilizantes e corretivos;
- Treinar e conduzir equipes de instalação, montagem e operação, reparo e manutenção de indústrias do ramo agropecuário;
- Desempenhar outras atividades, compatíveis com a sua formação.

















Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito