Quantidade de Páginas visitadas

A Prática além do limite geográfico da escola










APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

A prática além do limite geográfico da escola




O Centro de Atendimento Psicossocial - CAPS II é um serviço aberto e comunitário do SUS, é um lugar de referência para as pessoas com transtornos mentais, psicoses e neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, personalizado e promotor de vida.

O Colégio Agrícola de Campo Mourão foi convidado pelo CAPS para implantação, através da coordenação de curso e alunos, de uma horta terapêutica em suas dependências com objetivo da construção de um ambiente diferenciado e que motivasse seus pacientes ao interesse pela atividade.

“O Projeto da Horta em parceria com o Colégio Agrícola vem somar com as atividades e o plano terapêutico desses pacientes corroborando com a socialização, trabalho em equipe, integração, autonomia, percepção do cuidado e sensibilização para uma alimentação saudável. Estamos muito satisfeitos com o resultado apresentado até o momento”, ressalta a Coordenadora de CAPS II Edilene Alves Costa.

O Colégio Agrícola de Campo Mourão prima pelo crescimento intelectual dos estudantes e dessa forma iniciou as atividades no CAPS voltadas a aplicação de conteúdos ministrados em sala de aula e sua compreensão por meio de aulas práticas no ambiente. É a práxis desenvolvida e embasada na aprendizagem significativa. Desse modo, alunos e alunas juntamente com o Coordenador de Curso e Direção Pedagógica, a prática teve início sendo acompanhada posteriormente pelo Coordenador e a Direção Escolar que determinam as atividades em conjunto com todos os partícipes do processo.

É necessário que se comente a mudança no ambiente do CAPS II, nos pacientes e nos discentes que participam das atividades. A primeira colheita de folhosas para consumo pela comunidade do CAPS II foi no dia 08/08/2016. Na sequencia, além da manutenção da área de horticultura também será implantado a parte de ervas medicinais e paisagismo. É válido ressaltar que grande parte das atividades de preparação dos canteiros, plantio, irrigação e colheita foram efetivadas pelos próprios pacientes.

Para ver mais fotos, CLIQUE AQUI!!!

















Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito